Pages

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia-a-dia de uma AuPair!

       9 meses... Isso mesmo meu povo, hoje, 2 de fevereiro fazem 9 meses que eu deixei minha casa, minha família, meus amigos e toda a minha zona de conforto pra meter as caras nessa louca aventura de ser aupair. Agora estou na metade do meu caminho. Sim, porque eu optei por ficar 1 ano e meio, lembram?
       E pensando nessa coisa toda de vida de aupair que eu percebi que nunca falei aqui da minha rotina de trabalho, o que eu realmente faço de segunda a sexta. Contudo, nunca é tarde não é? Então vamos matar a curiosidade do meu povo e mostrar pra todo mundo que eu não vivo um conto de fadas como muita gente pensa...

Meme que a Stephanie criou e compartilhou com as colegas de trabalho
hahahaha


       Acho que todos sabem que eu cuido de 3 meninos, um de 5 anos de idade e dois (gêmeos) de 2 anos. Graças ao meu bom Deus, o Ean (meu mais velho que eu apelidei carinhosamente de gêniozinho do mal) frequenta o Jardim de Infância durante quase todo dia. Mas não pensem nisso como muita folga pra minha pessoa, se esqueceram que tem mais dois?
       Meu horário de trabalho é quase sempre o mesmo toda semana, de segunda a sexta das 8 da manhã as 6 da noite, sendo que a maioria das sextas eu saio mais cedo um pouquinho. Nós temos um quadro de anotações que fica na parede da cozinha onde anotamos o meu horário, a agenda de atividades das crianças, o que elas comem, lista de compras e mais um monte de pequenos detalhes. 

       Meu dia começa as 7:55 da manhã, acordo faltando 5 minutos pra começar a trabalhar. Essa parte é ótima! É só levantar, dar um jeito no cabelo (pra não espantar a casa inteira) e às vezes nem troco de roupa, vou de pijama mesmo. 
       Quem me conhece sabe que eu não acordo muito fácil e principalmente humor não muito agradável. Eu levanto quase dormindo ainda e meu humor vai melhorando a medida que vou acordando. Acontece que o Ean acorda ligado nos 440v e isso me irrita todo santo dia, pelo simples motivo de que ele me segue do meu quarto ao banheiro falando 399 coisas ao mesmo tempo com aquele inglês mega enrolado.
       Hoje em dia eu simplesmente olho pra ele e levanto a mão mostrando os cinco dedos, o que ele já sabe que significa "Ean, 5 minutos, só me dá 5 minutos" e volta pro quarto dele. Chega a ser engraçado porque às vezes ele olha pra mim, diz "ok ok, vou te dar os seus 5 minutos tá!", sai reclamando e batendo o pé no chão. Pelo menos meu humor já melhora mais rápido quando é assim.
       Eu chamo ele de "gêniozinho do mal" não é atoa. Amo ele de paixão sabe, é carinhoso, animado, gosta de conversar comigo, enfim, um FOFO. Porém, tem o seu lado do mal e esse é o cão. No começo eu pensei que não ia dar certo sabe, ele não me respeitava, e um dia chegou até a dizer pra eu ir embora que aqui não era o meu lugar. Mas como não sou mulher de desistir das coisas, foi só questão de tempo pra eu mostrar pra ele se esse é ou não o meu lugar. 
       Hoje eu não preciso fazer muita coisa pra ser respeitada por ele. Se eu falo, ele sabe que é uma vez só e nem perde tempo discutindo comigo. Outro dia a gente brigou e eu coloquei ele de castigo, que a gente chama de "time out" aqui né. Eu coloco ele sentado na escada e ponho no timer do microondas o tempo que eu disse de castigo (que varia de 1 a 5 minutos). Não é que ele fica quietinho lá até o troço apitar? E ele volta a brincar numa boa, como se fosse outra criança.
       Tirando esses momentos tensos entre a gente, eu me divirto com essa criatura. Ele é do tipo que quando chega da escola tem que me abraçar e me beijar, contar o que fez na escola, perguntar do meu dia e dos pequenos também. Temos nossas próprias brincadeiras como por exemplo eu pego e viro ele de cabeça pra baixo e converso com o pé dele. hahahaha Ele morre de rir e eu caio na gargalhada com as risadas dele tentando me dizer que eu to ficando doida e to conversando com o "lado errado dele". 
       O Ean sai de casa todo dia 8:45 (às vezes comigo, às vezes com a mãe dele) pra pegar o ônibus escolar na esquina da nossa rua (sim, aqueles amarelinhos que nem de filme...). Segunda, quarta e quinta eu busco ele na mesma esquina as 4 da tarde, e fico com ele até o fim do dia, que geralmente é as 6. Já terça e sexta é o dia que ele vai pra outra escola e fica até as 6, lá ele tem mais atividades e me dá um sossego maior também né!

       Já com os meus pequenos, Stuart e Austin, a rotina é bem diferente e bem mais pesada... Segunda, quarta e sexta é dia de banho. Isso mesmo que vocês leram, eles não tomam banho todo dia. No início eu super estranhei sabe, mas eu ia reclamar? Claro que não,  os filhos não são meus e também é menos trabalho pra mim. :p
       Nesses mesmos dias, depois do café da manhã, eles tem atividades na biblioteca aqui da cidade. Eu acho super interessante, pois cada dia é uma coisa. Por exemplo, segunda é "Toy Time", ou seja, hora de brincar. É uma sala entupida de brinquedo e eles brincam não só um com o outro, mas com outras crianças também. Quarta-feira é mais uma aula, tem artesanato e essas coisas. A de sexta-feira são atividades como dançar, cantar e etc. Tudo em prol da socialização, o que eu acho muito bom.
       Por serem gêmeos a formação dos bebês na gestação já não é a ideal e os meus pequenos ainda nasceram prematuros de 7 meses. Com isso eles tem um déficit tanto psicológico quanto físico, mas desde que cheguei eu pude observar uma melhora absurda no desenvolvimento deles.
       Eles tem uma fisioterapeuta e uma psicóloga que vem aqui quase todo dia. Enquanto elas trabalham com eles eu fico de olho pra aprender como faz e pratico quase todo dia com eles. Elas já me disseram que o desenvolvimento deles foi mais rápido porque eu passei a praticar com eles. E é claro que elas disseram isso pra minha host e eu fiquei toda boba não é? AuPair coruja é fogo!
       Agora eles já andam pela casa inteira, falam frases inteiras o que torna a comunicação muito melhor e deixa a minha rotina mais interessante também né. Ensinei eles a dar abraço, mandar beijo, acenar, brincar de esconde-esconde, e agora to tentando fazer eles dizerem meu nome. O Austin já falou alguma coisa parecida mas eu to trabalhando nisso, aguardem e confiem.
       Bom, segunda e quinta-feira é dia de laundry, ou melhor, dia de lavar roupa. Pra quem ainda tem dúvida, eu só lavo as roupas das crianças. Nada de lavar roupa dos bonitões não. Afinal de contas, sou paga pra cuidar apenas deles né!

       Em resumo é isso aí que uma aupair é paga pra fazer. Claro que uma rotina vai sempre variar da outra, até porque muda a quantidade de crianças, as idades, as atividades. Além disso tem a alimentação deles. Eu sou super cuidadosa com os pequenos, procuro sempre balancear entre o que eles gostam e o que é saudável, coisa que quase nunca é compatível né? Mas o Ean não tem jeito, sabiam que ele janta todo dia a mesma coisa? Chicken nuggets e batata frita. É aquilo que eu falei no começo com relação ao banho dos pequenos, ela que é mãe permite, eu que sou aupair vou me opor? 

       Digam o que quiserem, eu amo meus pestinhas. Eu trabalho pra caramba, tem dia que eu penso "caraca, pra que academia depois de um dia desses?". Mas olhar pra eles e ver aquele sorrisão no rosto faz tudo isso valer a pena. Sabe chegar em casa depois de passar um fim de semana fora e o Ean virar pra mim e dizer que sentiu saudade. Ver nos olhos dos meus pimpolhos que eles estão felizes em me ver ali na frente deles é totalmente sem preço...

       Agora eu espero que todos vocês entendam o motivo de eu querer aproveitar ao máximo os meus finais de semana. O "porque" eu gosto de não parar em casa e estar sempre vivendo novas aventuras. Vida de aupair não é fácil não minha gente, mas eu ADORO! ;D
         Um super beijo pra vocês...

"Cause I'm halfway gone and I'm on my way...
And I'm feelin', feelin', feelin' this way!"
(LifeHouse - Halfway Gone)

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2009 Teorias da Mary. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase