Pages

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Washington D.C. - Parte I

       Continuando a ordem cronológica deste blog, no dia 28 de maio é celebrado o Memorial Day, que é um dia em que os americanos homenageiam os seus soldados. Este ano, caiu numa segunda-feira e a minha host mom (linda) resolveu me liberar. Folga numa segunda-feira é claro que eu iria aproveitar pra viajar né! Destino escolhido, companhias encontradas, roteiro montado, simbora pra Washington D.C., a capital dos Estados Unidos.
       O District of Columbia, onde a cidade é localizada, fica no estado de Maryland, e pra chegar até lá são precisas 4 horas de busão saindo de NYC. Por esse motivo que não dá pra dar aquele pulinho básico, tem que ir com mais tempo, ou seja, aproveita-se um feriado.
       Neste post (e no próximo) eu vou contar pra vocês sobre os pontos turísticos que eu fui e algumas dicas sobre o passeio em si. Mas depois eu conto sobre os bastidores dessa viagem, que como as outras, não foi nenhum pouco calma e teve suas peculiaridades...

       A cidade é simplesmente linda. Não tem como não se impressionar com a arquitetura dos prédios, com o fato de estar na capital do país e principalmente pra quem, como eu, gosta de história e já leu o livro "O Símbolo Perdido" do autor Dan Brown. Andar por aquelas ruas, reconhecer os lugares, imaginar as cenas, e o mais estranho, se perguntar se realmente existem os fatos que eu já li a respeito. Mas como isso é assunto pra uma outra hora, vamos ao que interessa né?

Abraham Lincoln Memorial
       Primeira parada do nosso roteiro. Andar por Washington é bem simples, uma vez que a maioria das atrações estão localizadas muito próximas umas das outras. E aqui já fica uma super dica, quando você for passear por lá vá com uma roupa bem confortável e um sapato mais confortável ainda (de preferência leve um chinelo na bolsa). Sabe aquela história de "perto o suficiente pra ir a pé, longe o suficiente pra cansar"?, é isso mesmo, eu nunca andei tanto quanto lá. Fora que foi um dos finais de semanas mais quentes por aqui.
       A parte central da cidade é marcada pelo National Mall (não é um shopping não viu gente), é como se fosse um bairro. Em uma das pontas temos o Abraham Lincoln Memorial e na outra ponta (lá no final) tem o Capitólio.



       Esse memorial já apareceu em diversas cenas de filme, mas a que eu lembrei assim que cheguei lá foi a do Planeta dos Macacos. E o que é mais legal, e que poucas pessoas sabem, é que tem uma lenda urbana a respeito da estátua do Lincoln. Dizem que as mãos dele estão dispostas de modo a formar as suas iniciais (A.L.) na linguagem dos surdos.
       Na frente dele tem uma "piscina", a Reflecting Pool, que estava seca por estar em reforma. E na outra ponta da piscina temos o Washington Monument. Porém, até chegarmos lá, temos alguns memoriais de guerra no meio do caminho.

A "piscina" seca e o Washington Monument ao fundo!

Vietnam Veterans e World War II Memorial
       Se tem uma coisa que esses americanos se orgulham (e muito) é dos seus veteranos de guerra. E por ser uma data especial justamente neste tema, esses lugares estavam bem cheios.
       O Vietnam Veterans Memorial é uma parede de granito ENORME com o nome de todos aqueles que deram a sua vida naquela guerra. E o mais interessante é que eles disponibilizam uns papeis e grafite para que os familiares/amigos daqueles combatentes possam registrar os nomes dos soldados e levar de recordação.

  
       Já o memorial do World War II é muito mais elaborado. Uma homenagem a todos americanos que serviram na Segunda Guerra Mundial, ele possui vários pilares com os nomes dos estados americanos. Lá a gente encontrou com vários veteranos que estavam fardados devido a data comemorativa do Memorial Day.




Washington Monument
       Obelisco mais alto do mundo, esse monumento fica lá pertinho do Espelho D'água, aquela piscina (Reflecting Pool) que eu havia falado antes. Todo imponente, pode ser visto de vários pontos da cidade. 



Casa Branca
       Claro que não pudemos deixar de ir lá troca uma ideia com o Obama né! Até a Michele nos ofereceu um chá, muito bom por sinal. Mas brincadeiras a parte, essa é outra parada obrigatória, a White House, é a residência oficial do presidente dos Estados Unidos, precisa dizer mais alguma coisa???
       Contudo, mesmo tendo esse nome e essa importância toda, eu (sinceramente) esperava um pouco mais. Não sei explicar, mas já havia visto aquele prédio inúmeras vezes em reportagens e filmes, e confesso que sempre achei que ela seria mais imponente ao vivo. O que não muda nem um pouco o fato dela ser sim, muito bonita.


Smithsonian Institution
       James Smithson foi um cara (cientista britânico) muito "da hora" que em seu testamento alegou que não havendo descendentes, seu patrimônio deveria ser todo doado ao governo dos Estados Unidos para a criação de um "estabelecimento para a expansão e difusão de conhecimento entre os homens", e o melhor, quase todos são gratuitos! Assim nasceu esse instituto que é composto por 19 museus e 7 centros de pesquisas.
       Eu confesso que gosto (e muito) de museus, mas infelizmente não daria tempo pra ir em todos né. Sendo assim tivemos que escolher alguns e quem sabe um dia eu não volte lá e termine minha lista??? :)


Smithsonian Castle - a sede do instituto

       National Museum of American History - Museu Nacional da História Americana
       Esse museu não é um dos mais legais, mas como eu disse, não poderíamos deixar de conferir né. Lá tem a bandeira que inspirou o hino americano e muitos outros detalhes sobre a história deste país.



       National Museum of Natural History - Museu Nacional de História Natural
       Esse é SUPER legal! Quem assistiu Uma Noite no Museu 2? Pois é, é lá mesmo que se passa a segunda parte desta história. A primeira é no museu de New York, que eu também já fui conferir, claro.

       O museu inteiro é uma delícia, eu ficaria o dia inteiro por lá numa boa. Mas pra mim, particularmente, a parte mais legal foi o Live Butterfly Pavilion, um pavilhão só de borboletas. Tudo bem que você tem que pagar essa atração a parte, mas vale super a pena e é baratinho (apenas 6 doletas). Você entra e tem borboleta pra todos os lados. E pra mim, que sou apaixonada por elas, foi emocionante.




       Uma outra atração totalmente imperdível também é a exposição das melhores fotos da natureza de 2011, cada uma mais linda que a outra!!!



       E assim terminamos o primeiro dia de passeio, com um pôr do sol maravilhoso, e uma vista mais do que espetacular!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2009 Teorias da Mary. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase