Pages

domingo, 13 de maio de 2012

Mãe, muito mais que uma palavra.


       Há quem diga que o Dia das Mães deveria ser todo dia, concordo. Como assim uma pessoa que se dedica à família de forma integral por todos os 365 dias do ano, só tem 1 único diazinho em sua homenagem? Porém, eu entendo que a data de hoje seja especial, aquele dia que o mundo inteiro, em conjunto, para e agradece a Deus pela existência dessa criatura mais fantástica do universo: Mãe.
       Infelizmente, este é mais um dia especial que eu passo longe da minha mãe. É triste, eu sei e ela também sabe. Mas nós duas sabemos que a distância não diz nada quando se trata do amor, carinho e acima de tudo respeito que temos uma pela outra. A minha mãe não é simplesmente mãe: Deus me deu um pacote generoso, ele me deu uma amiga, uma companheira, um anjo.
       Nossa relação nem sempre foi assim, claro, tive aqueles momentos rebeldes na minha "aborrecência". Mas superamos e hoje estamos mais unidas do que nunca. E quando eu digo que tenho nela uma amizade, eu não estou apenas querendo dizer algo bonitinho. Nós somos amigas sim, daquelas de contar os segredos e confiar a vida.
       Segredos? Sim, todos eles. Minha mãe sabe de coisas que nem minhas amigas mesmo sabem. Soube do meu primeiro beijo no momento que eu cheguei em casa, soube da primeira vez que fumei um cigarro (não me orgulho disso) e vocês acham que ela me condenou? Não, pelo contrário. Conversou comigo e em momento nenhum me proibiu de nada. Aliás, foi o que ela sempre fez, me alertar das consequências dos meus atos e deixar a escolha por minha conta. - Mãe, obrigada por confiar no meu julgamento!
       Hoje eu vejo o quão essencial você é na minha vida. Sinto saudades de assistir novela com você, apenas mais um desculpa para ficar em sua companhia. Sinto falta de organizar as festas, escolher os cardápios, cozinhar com você. Nossa, o quanto se aprende estando com você na cozinha... Sinto falta dos jogos de vôlei, gritar que nem duas malucas xingando o juiz, torcendo freneticamente pro nosso Voltaço e apreciar aquelas beldades dos outros times.
       Sabia que eu sinto falta até das vezes que você pegava no meu pé? Dos puxões de orelha, das conversas sérias, das suas preocupações. Quem diria que um dia eu ia dizer isso né? Mas é verdade, sinto falta de TODOS os momentos.
       E como eu sinto falta de acordar e já ter na mesa a minha caneca com café com leite e um pãozinho especial... Saudade dos jogos de buraco até altas horas. Pois é, pequenas coisas assim que a gente não tem ideia do valor que tem. Que bom que eu soube aproveitar todas essas coisas, e hoje fico aqui só relembrando os bons momentos.

Eu, minha mãe linda e minha irmã.

       Mas se mãe já é algo especial, então é especial em dobro né? É, vó também é um ser de outro mundo. Um ser que, como as mães, não deveriam ter prazo de validade e sim, ser eternas. Infelizmente Deus quer ao seu lado as melhores companhias, e por isso esses seres não estão mais aqui comigo. Pessoas que me ensinaram tanto, que tiveram tanta paciência, tanto amor, tanto carinho. 
       Uma dica que eu deixo pra vocês que ainda tem essas pessoinhas ao seu redor é, aproveitem cada segundo em sua companhia, conversem, peçam a opinião delas e vocês verão o quanto de sabedoria elas tem pra lhe dar. Ah, não deixem também de perguntar sobre como eram seus pais quando crianças e na adolescência, vocês vão morrer de rir das burradas que eles já se meteram e ver que hoje eles 
       Vó Ilva e Vó Tereza, aonde quer que estejam, quero que saibam o quanto amo vocês (sim, no presente), o quanto sinto falta  de ter vocês presentes na minha vida, o quanto eu rezo a Deus para que eu possa ser apenas metade do que vocês foram. Aonde quer que estejam, saibam o quanto vocês significam pra mim e todos que tiveram a grande oportunidade de ter vocês em suas vidas.

Eu, meu irmão, Vó Ilva e minha irmã.

Meu avô e minha avó, o casal mais lindo!!!
       
       Agora eu tenho que dizer uma outra coisa também, todos nós sabemos que mãe é quem cria, certo? Mãe não é só aquela que nos põe no mundo, é aquela que diante de tantos obstáculos é forte o suficiente para nos educar. E nesse caso eu tenho que dizer, tenho uma outra mãe que é muito especial. Uma mulher que me ensinou muito, me apoiou e sempre significou tanto, afinal ela é tia, madrinha, já foi chefe e professora. E eu pergunto: é ou não é uma mãezona também???
       Esteve presente desde que me conheço por gente, ali do lado da minha mãe, dando apoio, sendo a melhor tia que qualquer sobrinho poderia desejar. Uma tia madrinha sempre presente, uma chefe não muito brava e até compreensiva, uma professora um tanto quanto exigente. Tia Bel, obrigada por tudo que você fez por mim, por todos os puxões de orelha, por todas as conversas, por tudo que me ensinou. Te amo.

Eu, minha irmã, mammys e Tia Bel.

       Quando eu paro para pensar no que seria a minha vida sem essas mulheres me dá até um aperto no coração. É uma pena que duas já tenham partido, mas com certeza o que elas deixaram para trás será carregado sempre no meu coração. 
       Essas mulheres fizeram parte da minha vida desde que me entendo por gente, estiveram lá do meu lado em todos os momentos, nas alegrias, nas tritezas. E hoje eu estou aqui, distante de todas elas, com o coração apertado de tanta saudade. Hoje, daria a vida por um abraço de vocês!!!

Mamãe, eu amo você!
Mamãe, eu me importo!
Mamãe, eu amo você!
Mamãe, minha amiga!
     
       À todas as mães um Feliz Dia das Mães! Saibam que hoje nós comemoramos a existência de vocês, mas agradecemos a Deus por isso todos os dias. Um grande beijo e abraço em cada uma, inclusive nas minhas. :)

Ps: Mãe, eu queria um post maior, mas o coração está doendo de tanta saudade. Espero que tenha gostado desta pequena homenagem. Te amo demais! Pra sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2009 Teorias da Mary. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase